Parece cada vez mais uma certeza. O FC Porto está no melhor caminho para renovar o título e sagrar-se tricampeão de Portugal. Com oito pontos de vantagem sobre o Benfica, os azuis e brancos entraram no Dragão para defrontar o “lanterna vermelha”, a União de Leiria. E rapidamente se percebeu onde o jogo iria parar.

Ao intervalo, a equipa de Jesualdo Ferreira já vencia por 3-0, com golos de Farias e Lisandro Lopez. A segunda parte não trouxe grandes novidades e Farias acabaria mesmo por fazer o seu terceiro golo e colocar o resultado final em 4-0 para os Dragões. Mais tarde, o Benfica iria empatar na Luz e a vantagem do FC Porto subiria para os 10 pontos.

Benfica empata

O Benfica voltou a viver uma noite de pesadelo na Luz. Os encarnados não foram além de um empate a zero frente ao Nacional e viram o FC Porto fugir ainda mais na liderança do campeonato.

O jogo da Luz não teve muitos momentos para serem recordados. Sem imaginação nem Rui Costa, o Benfica poucas vezes conseguiu chegar à baliza do Nacional com perigo efectivo. A melhor oportunidade ainda pertenceu a Di Maria, mas o jovem argentino não teve arte nem engenho para inaugurar o marcador perante 35 mil espectadores no Estádio da Luz.

A segunda parte trouxe mais do mesmo. O Nacional cumpria com o seu dever, e por vezes até incomodava Quim, e o Benfica continuava incapaz de marcar. Cardozo ainda tentou, mas não conseguiu, e nem o “efeito” Mantorras trouxe felicidade aos da Luz. No fim, mais dois pontos perdidos na cada vez mais desigual luta pelo título nacional.

Sporting a quatro pontos do Benfica

Depois da moralizadora vitória sobre o FC Porto na última jornada, o Sporting visitava um Belenenses mergulhado numa profunda crise directiva.

Com pouco mais de cinco mil pessoas no Restelo, os adeptos da casa não deixaram passar em claro o actual momento do clube. Nas bancadas podia ler-se: “Não nos demitimos”, numa mensagem clara à direcção demissionária do clube da Cruz de Cristo.

No que toca ao futebol, o resultado final que dava a vitória por 1-0 ao Belenenses acaba por não surpreender. Aliás, fora dos portões de Alvalade, os “leões” marcaram menos golos que a União de Leiria.

Foi aos 39 minutos que o jogo ficou decidido. Zé Pedro num remate potente não deu hipóteses a Rui Patrício, e colocava os azuis do Restelo na frente do marcador. No segundo tempo, Rodrigo Tíui entrou para o lugar de Izmailov, mas o Sporting não chegaria ao empate.

Foi a quarta derrota no campeonato para o Sporting, que está agora a quatro pontos do Benfica na luta pelo segundo lugar, onde o Guimarães ainda tem uma palavra a dizer. Os minhotos voltaram esta jornada ao terceiro lugar, por troca com o Sporting.

Guimarães vence Leixões

Nas restantes partidas desta 18ª jornada, destaque desde logo para o triunfo do Guimarães frente ao Leixões. No D. Afonso Henriques, a equipa de Matosinhos esteve a vencer até meio da segunda parte, mas os homens de Manuel Cajuda acabaram por dar a volta ao marcador e vencer por 2-1.

Na sexta-feira, Estrela e Braga deram o pontapé de saída para esta jornada. No final, empate a um golo e um Braga longe do fôlego de outros tempos. No Bessa houve golos com fartura. Domingo à tarde, os axadrezados receberam e venceram o Paços de Ferreira por 4-3, com três golos de Lionel do lado boavisteiro. Em Coimbra, o Marítimo já sem Makukula perdeu por 1-0 com a Académica.

Esta jornada fica concluída esta segunda-feira, no Bonfim, quando o Setúbal receber a Naval 1º de Maio.