A Yahoo! anunciou, esta segunda-feira, a rejeição, por unanimidade, da oferta pública de aquisição (OPA) feita pela Microsoft, no valor de 30 milhões de euros (oferecendo 21,3 euros por acção), afirmando que a proposta “subvaloriza substancialmente” a empresa.

Em comunicado, a Yahoo! explica que “o conselho de administração está a avaliar, continuamente, todas as suas opções estratégicas” e que se “mantém determinado em seguir iniciativas que maximizem o valor para os accionistas”. Este argumento pode querer dizer que a Yahoo está disposta a negociar um preço mais alto pelas suas acções.

Contudo, segundo o Financial Times, este “não” pode também significar que a Microsoft vai avançar com medidas mais agressivas, como o contacto directo com os accionistas. “Dependendo da natureza da vossa resposta, a Microsoft reserva o direito de dar todos os passos necessários para garantir que os accionistas da Yahoo! recebem a oportunidade de se aperceber do valor inerente da nossa proposta”, referia o CEO da Microsoft, Steven Ballmer, na carta enviada à administração da Yahoo a 31 de Janeiro.

A oferta da empresa fundada por Bill Gates era 62% acima do preço do mercado, na altura em que foi apresentada, a 1 de Fevereiro. A resposta da empresa pioneira da Internet traduziu-se numa subida das acções da Yahoo!, enquanto as da Microsoft caíram ligeiramente.