A Câmara do Porto está a instalar na Ribeira um novo sistema de condicionamento do trânsito da Ribeira do Porto, mais moderno e menos “vulnerável” do que o actual, disse ao JPN director municipal da Via Pública, Alves da Silva. A ideia é fechar ao trânsito as ruas que entroncam na Praça do Cubo (Cais da Ribeira e ruas de S. João, da Alfândega e da Reboleira).

“O sistema que existe já tem alguns anos e é muito vulnerável. Só pode ser accionado localmente e é muito facilmente vandalizável”, afirmou. O novo sistema – “mais moderno, eficaz e flexível” – será controlado a partir da sala de controlo de tráfego da Câmara do Porto, nos Paços do Concelho. Esta sala terá contacto directo com as barreiras na Ribeira.

“Muito brevemente” o novo sistema estará instalado, mas ainda não há uma previsão de quando poderá entrar em funcionamento porque “ainda carece das autorizações necessárias”, incluindo da Comissão Nacional de Protecção de Dados, visto que prevê controlo de acessos através de monitorização por vídeo.

Modelo flexível

Falta ainda conhecer o modelo de gestão do sistema. Alves da Silva não quer fazer comparações com o modelo que está prestes a entrar em funcionamento no Centro Histórico de Gaia (só comerciantes e moradores podem entrar, mediante a utilização de um cartão), como sugeria a edição desta quinta-feira do “Jornal de Notícias”.

“Isso é pura especulação. Esse é o sistema de Gaia”, esclarece o responsável, salientando que o sistema que está a ser instalado no Porto “permite evoluir” para várias formas de funcionamento.

Actualmente, o condicionamento do trânsito é feito através de mecos que sobem e descem a horas marcadas, mas o vandalismo frequente facilita a entrada dos carros a horas proibidas.