Na segunda audiência sobre o processo dos trabalhos por contra própria que asseguram funções técnicas na RTP Porto, realizada no mês passado no Tribunal do Trabalho do Porto, a televisão pediu uma suspensão do processo por 30 dias para a nova administração, liderada por Guilherme Costa, avaliar cada caso com vista a um possível acordo com os freelancers.

Findo o prazo, a estação televisiva disse ao advogado dos trabalhadores a recibos verdes, Luís Samagaio, que ainda não conseguiu fazer o levantamento de todas as situações. O advogado dos freelancers adiantou ao JPN que não aumenta o prazo e que o processo segue os trâmites legais no tribunal.

Os operadores de áudio, imagem e mistura da RTP Porto vão continuar a reclamar na justiça pela integração nos quadros da RTP e pelo pagamentos dos retroactivos correspondentes aos subsídios de Natal e de férias.

11 dos 22 trabalhadores a recibos verdes que colocaram a estação em tribunal já foram apresentados ao juiz e aguardam pelo julgamento, previsto para 1 de Abril.