Finalmente de volta. Depois de ultrapassada a fase de grupos, é hora dos duelos entre gigantes nos palcos mais mediáticos do futebol europeu. Neste regresso da liga milionária, as atenções dos adeptos portugueses viram-se para o FC Porto, o único sobrevivente luso nesta prova, depois de Sporting e Benfica terem sido relegados para a Taça Uefa.

Na primeira mão dos oitavos-de-final, os “dragões” defrontam esta terça-feira, às 19h45 (hora de Lisboa), o Schalke 04, da Alemanha, naquele que é o regresso do campeão nacional ao estádio onde se sagrou campeão europeu. Gelsenkirchen é assim a primeira paragem do expresso azul e branco, numa viagem que os portugueses esperam ser demorada.

O adversário de hoje é o Schalke 04 para a primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Jesualdo Ferreira reconhece que “todos sabem qual foi o trajecto do FC Porto no plano internacional nos últimos 20 anos”, mas considera que “isso é passado e nós estamos no presente”.

Mas a noite dos campeões tem ainda outras paragens, à mesma hora. O Real Madrid de Pepe vai ao Olimpico de Roma para se gladiar com o segundo classificado da série A, a AS Roma. No mítico Anfield Road haverá um duelo de gigantes: Liverpool e Inter vão dar início à batalha para saber quem continua a sonhar com o ceptro europeu. Ainda esta terça-feira, o Chelsea dos portugueses Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho vai experimentar o inferno grego, aquando da visita ao Olympiacos.