Situado no Norte do país, o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) passou a integrar, esta segunda-feira, a lista de candidatos à eleição das Sete Maravilhas da Natureza.

A promoção da candidatura foi levada a cabo pela Câmara de Terras de Bouro, que tem como objectivo “que o Gerês conquiste um lugar honroso na lista”, indica o comunicado divulgado pela autarquia. Nesse sentido, a Câmara vai criar um comité que contará com a participação de várias personalidades e instituições que, num esforço conjunto, procurarão incentivar a população ao voto.

Criado em 1971, o PNPG, é o único parque nacional português e integra 114 aldeamentos, onde residem cerca de 10 mil pessoas, que se dedicam, na maioria, à agricultura, pastorícia e pecuária. Importa salientar que o Parque Nacional da Peneda-Gerês ocupa uma área de 70.290 hectares e estende-se pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Montalegre, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Melgaço.

Actualmente, o PNPG ocupa a 240ª posição, entre as 282 candidaturas aceites, encontrando-se atrás de outros três candidatos portugueses: o Vale do Douro (124ª), o arquipélago das Ilhas Selvagens, situado a cerca de 230 quilómetros da Madeira (130ª) e a Ria de Aveiro (200ª). Mas o panorama é susceptível a alterações, uma vez que a votação vai decorrer até 31 de Dezembro. Neste dia, irá proceder-se à divulgação dos vinte e um finalistas das Sete Maravilhas da Natureza.