O vereador do Urbanismo da Câmara do Porto avançou, terça-feira, em reunião do executivo, que “daqui a quinze dias, três semanas” acontecerá a primeira reunião entre o IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, antigo IPPAR) e os responsáveis pela reconversão do Mercado do Bolhão. Em cima da mesa estarão já alguns desenhos vivos, revelou Lino Ferreira.

A questão de uma eventual demolição do mercado “não está em cima de mesa”, garantiu. A requalificação deste espaço foi entregue à empresa holandesa TramCroNe (que diz que a demolição do interior é uma “inevitabilidade“). O projecto tem sido alvo de vários protestos e uma petição.

Rivoli leva PS e CDU a abandonar a reunião

Um dos momentos mais quentes da reunião deu-se aquando da aprovação, pela maioria PSD/CDS, da recepção de cerca de 115 mil euros, o equivalente a 5% da receita de bilheteira dos espectáculos do Rivoli, a cargo do encenador Filipe La Féria. Este valor monetário corresponde à ocupação do teatro em meados de Junho e 31 de Dezembro de 2007. No momento da votação, os seis vereadores do PS e o vereador da CDU decidiram abandonar a reunião.

Na reunião foi ainda aprovada a concessão do direito de superfície da Praça de Lisboa à Bragaparques com os votos a favor da maioria PSD/CDS, contra do PS e a abstenção da CDU.