A investigação científica deu mais um passo ao descobrir um novo anticoagulante. A principal potencialidade desta descoberta reside no facto de poder bloquear simultaneamente duas enzimas, ao contrário do que acontece com os actuais anticoagulantes no mercado que apenas bloqueiam uma.

O trabalho, desenvolvido no Instituto de Biologia Molecular e Celular do Porto, partiu de uma investigação alemã iniciada em meados dos anos 90 com carraças bovinas. A carraça, tal como a sanguessuga, por se alimentar de sangue necessita de um sistema de anticoagulação mais eficaz. Foi a partir daí que os cientistas analisaram as proteínas inibidoras.

A boofilina, nome científico da proteína, bloqueia a enzima denominada trombina, mas também desactiva outros factores enzimáticos, o que confere o carácter multifuncional a este anticoagulante.

O principal ponto de partida foi a análise da estrutura a três dimensões, tal como explicou ao JPN a cientista Sandra Macedo-Ribeiro, um dos elementos da equipa responsável pelo projecto.

Apesar do avanço que constitui, a aplicação no mercado ainda não está prevista. É necessário proceder a vários testes, incluindo a avaliação da sua aplicabilidade em seres humanos. A passagem para a fase de testes irá depender do interesse das empresas farmacêuticas.