Depois de José Azevedo ter anunciado o fim da carreira como ciclista profissional no final da presente temporada, o JPN foi saber as reacções das pessoas mais próximas do ciclista português de maior sucesso nos últimos anos. Azevedo encontra-se a disputar a Volta ao Algarve pelo Benfica e ainda ambiciona conquistar uma das provas com que sempre sonhou: a Volta a Portugal.

O ciclista português já representou equipas como a ONCE, a US Postal e a Discovery Channel, onde ajudou Lance Armstrong a conquistar três “Tours de France”, mas em Portugal foi na Maia Milaneza que ganhou projecção, treinado na altura por Manuel Zeferino.

Em declarações ao JPN, Zeferino classifica o percurso do ciclista como brilhante: “o Zé tem uma carreira longa. Trabalhou quatro anos comigo e as suas características na altura já eram fabulosas. As condições físicas também eram excelentes. Acho que acaba por sair pela porta grande”.

A Volta a Portugal é um dos objectivos que ainda pretende cumprir conforme contou ao JPN Gabriel Azevedo, pai do atleta. “Eu sei daquilo que falo com ele que ele se sente bem, capaz de ainda lutar pela vitória”.

Manuel Zeferino prevê grandes dificuldades devido à forte concorrência do pelotão, inclusive dentro da própria equipa. “Todos ambicionamos ganhar a Volta a Portugal. Agora, cada vez é mais dificil o Zé ganhá-la”, afirmou.

Decisão de abandono apoiada por esposa

A decisão de dizer adeus ao ciclismo foi apoiada pela esposa do atleta, Sónia Azevedo, que considera ser esta a altura certa para o término da carreira. “Algum dia tinha que ser e uma pessoa tem de ser realista, tem 34 anos e as forças não são as mesmas”, revelou.

O antigo treinador partilha da mesma opinião, mas não vê um imediato substituto português à altura de José Azevedo. “O Zé é uma pessoa inteligente. Deve ter ponderado muito bem. Há uma geração nova de bons corredores aí. Vamos ver se algum tem a capacidade dele”, afirmou.