O cine-teatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, acolhe, a partir desta sexta e até sábado, o Festival para Gente Sentada, num cartaz dedicado aos “songwriters”, numa tentativa de comunhão entre o público e os artistas. Joe Henry, um dos nomes mais importantes do certame, cancelou, à última da hora, a participação no festival por motivos de doença.

Depois de um ano de ausência, o Festival para Gente Sentada (começa às 22h) é retomado numa parceria entre a empresa municipal Feira Viva e a Ritmos, que também organiza o festival de Paredes de Coura.

Depois da Europa e do mundo, os “songwriters” conquistam os portugueses, “artistas de renome mundial que nem sempre têm a projecção mediática de outros nomes mais comerciais, artistas que não são para multidões”, como afirma o responsável pelo departamento de comunicação da Ritmos, João Carvalho, em declarações do JPN.

Um “festival para quem gosta realmente de música”

No primeiro dia sobem ao palco a americana Nina Nastasia, com as suas canções frágeis e intimistas, o guitarrista Terry Lee Hale, que varia entre o tom interventivo e a “folk”. Os portugueses Sean Riley and The Slow Riders, com um género mais vigoroso, abrem a noite.

No sábado, tem a palavra Richard Hawley, com as suas canções suaves e, até angustiantes. O guitarrista português Norberto Lobo é o outro nome que vai passar pelo palco do Cine-Teatro.

Em edições anteriores, participaram no festival os Sparklehorse, Sondre Lerche e Devendra Banhart, que após esta sua primeira passagem por Portugal dedicou uma música à cidade, o que demonstra o entusiasmo deste festival também para os artistas.

O Festival para Gente Sentada é “para quem gosta realmente de música”, é para “pessoas com um sentido musical mais apurado, que gostam de reflectir enquanto ouvem música”, como revela João Carvalho.

Os bilhetes estão à venda ao preço de 25 euros para os dois dias ou 18 euros para um dia.