José Sócrates anunciou, esta quarta-feira, no Parque das Nações, em Lisboa, novos objectivos para os programas Inov Jovem, para estágios em Portugal, e Inov Contacto, destinado à realização de estágios no estrangeiro.

No dia em que o PS assinalou três anos de maioria absoluta, o Governo anunciou o aumento do número de vagas nos programas de estágios profissionais para jovens, bem como a criação de um novo programa para gestores especializados até aos 35 anos.

O Inov Jovem tinha uma oferta inicial de mil estágios e o Inov Contacto de 500, mas a procura acabou por ser muito superior à oferta. O primeiro programa recebeu 5.600 candidaturas e o segundo 4.279.

“Entrada no mundo do trabalho”

Gonçalo Malheiro, engenheiro civil e uma das pessoas que ganhou um estágio e que esteve presente na cerimónia no Parque das Nações, explicou ao JPN a importância destes estágios. “Dão-nos uma entrada no mundo do trabalho com todas as condições após terminarmos a licenciatura”, afirmou. Teve “dois meses de formação em sala” antes de ingressar numa empresa, onde ainda se encontra a estagiar.

A criação dos programas Inov Jovem e Inov Contacto ficou decidida no primeiro Conselho de Ministros presidido por Sócrates, em Março de 2005. O primeiro-ministro considera “um sucesso” a primeira medida legislativa tomada pelo Governo socialista, lembrando que a formação é “o principal emblema” da sua governação.

Sócrates referiu ainda que, para além dos 1.500 estágios em curso, vão abrir em Setembro mais 1.500 vagas, para que sejam 3 mil os licenciados a participar em 2008.

Novo programa para jovens gestores

A cerimónia serviu também para lançar o Programa Vasco da Gama, que vai proporcionar aos jovens gestores (até 35 anos de idade) formação prática no estrangeiro, com duração de três meses. O Vasco da Gama arranca com 50 candidatos e será financiado sobretudo por fundos comunitários.

Aos interessados que queiram inscrever-se exige-se experiência profissional superior a três anos e domínio de uma língua estrangeira. As áreas privilegiadas são as tecnologias de informação, gestão e marketing.