Depois de 18 meses de remodelação e ampliação, foi reinaugurado esta semana o novo Hospital da Misericórdia de Paredes. Para além de todas as valências médicas, a unidade hospitalar privada vai passar a disponibilizar três serviços permanentes: o Serviço de Atendimento Permanente (SAP), aberto todo o dia, um serviço de pediatria e o primeiro serviço de urgência de medicina dentária disponível 24 horas por dia a nível nacional.

No concelho de Paredes um terço da população não tem médico de família. Joaquim Merino, presidente da comissão executiva do hospital, diz ao JPN que o objectivo imediato é “responder às necessidades mais urgentes da população do Vale do Sousa e ajudar a ultrapassar o saturamento das urgências do Hospital Padre Américo, em Penafiel.

Nesta fase inicial não vão estar disponíveis todas as valências. “Por enquanto, os novos serviços estão preparados para receber cerca de 150 utentes por dia”, explica Joaquim Merino. No entanto, garante que a meta é chegar aos 500 a 800 utentes quando o hospital estiver a funcionar a 100%. “Espero que até 31 de Março estejam reunidas todas as condições para que possamos abrir consultas das outras especialidades”, afirma.

Joaquim Merino está convencido que todas as pessoas consigam ter acesso aos serviços prestados a um preço acessível. “O nosso lema é “uma nova saúde para o Vale do Sousa”, afirma.

Sete milhões de euros

O novo Hospital da Misericórdia de Paredes representa um investimento de sete milhões de euros nasceu de uma parceria entre o Grupo CESPU, o grupo espanhol La Rosaleda, a Câmara de Paredes e a Santa Casa da Misericórdia.