Naide Gomes voltou, esta quinta-feira, a bater o recorde nacional de salto em comprimento em pista coberta. A atleta portuguesa saltou 6,93 metros no meeting GE Galan, realizado em Estocolmo, marca que, no entanto, foi insuficiente para vencer o concurso.

Confirmando estar num momento de forma excelente, a apenas duas semanas do Mundial de pista coberta em Valência, Naide Gomes bateu o seu próprio recorde, saltando mais três centímetros do que no passado dia 9, quando a atleta que representa o Sporting chegou aos 6,90 metros.

A prova de salto em comprimento feminino foi empolgante de princípio ao fim. Naide Gomes liderou o concurso até ao último salto, no qual conseguiu o recorde nacional de pista coberta. Contudo, a atleta russa Irina Simagina tinha obtido 6,96 metros na última tentativa, vencendo assim a competição, com a melhor marca do ano.

A portuguesa é agora a segunda melhor do ano, atrás de Simagina. Ambas conseguiram o seu recorde pessoal em pista coberta e são candidatas à vitória em Valência.

Sandra Teixeira com mínimos

O meeting de Estocolmo foi também importante para Sandra Teixeira. A também atleta do Sporting conseguiu, a apenas duas semanas do Mundial de pista coberta, os mínimos exigidos para participar na prova que vai decorrer em Valência.

A atleta andava a prometer mínimos há algumas provas, e desta vez finalmente conseguiu, sendo agora a sétima atleta portuguesa com mínimos para os mundiais de pista coberta.

Sandra Teixeira junta-se assim ao lote dos atletas portugueses já com viagem marcada para a cidade espanhola. São eles Nélson Évora (triplo salto), Marco Fortes (peso), Rui Silva (1.500 metros), Naide Gomes (comprimento) e Jéssica Augusto (3.000 metros).

Do lote que, para já, assegurou a presença em Valência, Naide Gomes e Nelson Évora são candidatos ao ouro nas respectivas especialidades.