Uma lisboeta a viver em Leça da Palmeira

Ana Luísa Amaral nasceu em Lisboa, em 1956, e vive, desde os nove anos, em Leça da Palmeira. É professora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e autora de nove livros de poesia e dois livros infantis. A sua poesia encontra-se traduzida em várias línguas.

A dualidade entre espaço e tempo é a base de “Entre dos rios e outras noites”, o novo livro de Ana Luísa Amaral. Os poemas reunidos na obra reflectem algumas das vivências mais marcantes da autora, como a sua passagem de Lisboa para Leça da Palmeira, que deu lugar à alusão “entre dois rios”.

A apresentação do livro, esta quinta-feira, no Porto, esteve entregue a amigos pessoais da autora. Rosa Maria Martelo caracterizou a obra de Ana Luísa Amaral como “curta e brilhante”. “Entre dois rios e outras noites” é uma compilação de poemas, incorporando também passagens de prosa.

Após a publicação de nove livros de poesia e dois livros infantis, Ana Luísa Amaral afirma não sentir maior dificuldade no processo criativo, “apenas a normal angústia da escrita”.

O Prémio Literário do Casino da Póvoa, que recebeu em 2007, foi uma motivação para a autora, mas não a levou a escrever mais. Ela explica: “A minha necessidade pela escrita é uma paixão”, afirma.

Paulo Eduardo Carvalho, juntamente com a autora, recitou alguns dos poemas do novo livro.