As Jornadas da Quercus, organizadas pelo núcleo regional do Porto, começam este sábado no Museu Nacional Soares dos Reis, onde será abordada a sustentabilidade no sector da construção, num sentido de apelar a uma “arquitectura mais verde”. “Conservação e o Uso Racional da Água” é o tema do painel, o primeiro de quatro previstos.

Este evento, organizado pela Associação Nacional de Conservação da Natureza, irá reunir engenheiros e arquitectos para discutir temáticas sempre aproximadas à arquitectura sustentável e apresentar projectos a nivel nacional e internacional.

“Materiais e Tecnologias inovadoras para a Construção Sustentável” é o segundo painel a realizar no dia 29 de Março, seguindo-se “Sistemas de Avaliação e certificação da Sustentabilidade de Edificações” a 19 de Abril, sempre no Museu Nacional Soares dos Reis.

Em declarações ao JPN, Adriana Floret, responsável pela organização das jornadas, explicou que o tema global e comum a todos os painéis prende-se com a “sutentabilidade nos edifícios, visando, entre outros, a redução do consumo energético e o consumo de água”. Numa apresentação de cariz teórico e prático, o objectivo será “apresentar várias problemáticas, soluções e casos práticos”.

A coordenadora explicou ainda que o conceito de arquitectura sustentável visa “a construção e a reabilitação dos edifícios e as suas áreas adjacentes, tendo em conta o impacto ambiental de todos os processos envolvidos, desde os materiais utilizados até às técnicas de contrução”.

“Cidades Sustentáveis” encerra as jornadas a 24 de Maio, em conclusão dos painéis anteriores, debatendo desafios relacionados com a construção.