A Câmara do Porto vai investir 100 mil euros na requalificação da Pérgola da Foz. A empreitada, que é totalmente comparticipada pela autarquia, inclui a reparação da pérgola e de toda a balaustrada.

A pensar na manutenção do aspecto da pérgola por mais tempo, as paredes viradas para o mar serão pintadas com tinta antigraffiti. “É uma tinta especial que tira os elementos porosos de forma a que depois com um jacto de água e uma vassoura se limpem os graffitis”, afirma o vereador do urbanismo, Lino Ferreira.

A mesma zona já foi alvo de uma renovação da iluminação, com preocupações ambientais. As novas lâmpadas têm o dobro da luminosidade e um terço do consumo energético. Uma acção que tem sido aplicada em toda a cidade.

A inovação desta empreitada está num plano de manutenção bianual, de modo a evitar um estado de degradação tão elevado. “Se nós mantivermos uma conservação sistemática, nunca chegaremos a ter o gasto que agora vamos ter pelo facto de estar completamente destruída”, explica Lino Ferreira.

O monumento, considerado um ex-líbris da zona da Foz, estava em condições de degradação graves. Segundo o vereador do urbanismo, o mau estado da pérgola deve-se sobretudo à falta de manutenção. A proximidade do mar contribui para a degradação do betão armado. Alguns sítios já tinham mesmo ruído e estavam protegidos com grades por questões de segurança.

As obras começaram a semana passada e não deverão causar problemas aos transeuntes. Estima-se que a empreitada esteja concluída no início do Verão.