Começam esta quinta-feira as projecções no Teatro Sá da Bandeira (TSB) integradas no Fantasporto. A organização do Festival Internacional de Cinema do Porto compromete-se a “recriar as noites fantásticas do início do Fantasporto”, no explicou Beatriz Pacheco Pereira, na sessão de abertura.

Até 7 de Março, o fantástico e o terror mais tradicionais invadem o TSB. A programação tem início às 10h30, com filmes para os mais novos, e termina depois da meia-noite, com sessões só para os mais ousados.

Desde os filmes do mestre da animação Hayao Miyazaki, ao “musical” de terror “The Rocky Horror Picture Show” (com Susan Sarandon, Tim Curry e Meat Loaf), a cinematografia presente na sala do TSB não esquece os momentos mais gore, os vampiros, os zombies. Como definiu Mário Dorminsky em tom de brincadeira, “muito sangue e tripas”.

É também um regresso ao passado: serão projectados “The War of the Worlds”, de 1953, “Freaks”, dos anos 30, realizado pelo mesmo cineasta de “Drácula” com Bela Lugosi, e “Glen or Glenda”, daquele que foi apelidado de “pior realizador de todos os tempos”, Ed Wood.