A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) exige um inquérito à actuação dos elementos da Polícia Judiciária do Porto. O apelo foi feito na sequência do pedido da direcção do comando distrital para que fosse realizado um inquérito interno.

Em causa estão informações trazidas a público pela comunicação social que referem que o director demissionário da PJ-Porto, Vítor Guimarães, e o subdirector Artur Pereira teriam limitado o trabalho da equipa da procuradora Helena Fazenda sobre a violência no Porto ao promover investigações paralelas.

Para o presidente da direcção regional Norte da AFSIC, Avelino Lima, as notícias vindas a público “são acusações inadmissíveis” protegidas pelo anonimato. Em declarações ao JPN, o dirigente sublinhou que espera que, com o inquérito, a verdade seja reposta.

Avelino Lima sublinha que a Polícia Judiciária do Porto mantém “excelentes relações” com o Ministério Público e que também manteria com a equipa da procuradora Helena Fazenda “se este tipo de incidentes não viessem a lume”.

A AFSIC espera uma resposta da Procuradoria-Geral da República. O sindicato sublinha que o importante “é que seja um inquérito rigoroso”, podendo ser realizado pela procuradoria-geral, pela provedoria da Justiça ou por qualquer entidade oficial. O JPN tentou obter declarações da direcção demissionária da Polícia Judiciária do Porto sem sucesso.