Porto, em conjunto com as cidades de Brno (República Checa), Ljubljana (Eslovénia), Gent (Bélgica) e Zagreb (Croácia), faz agora parte do Civitas Plus, uma iniciativa inovadora lançada pela Comissão Europeia em 2000 que visa tornar os transportes urbanos ecologicamente sustentáveis.

A candidatura do Porto, juntamente com quatro outras cidades europeias, foi lançada em Junho de 2007. Os resultados foram conhecidos este mês. O consórcio do qual o Porto faz parte obteve a melhor classificação entre os outros candidatos.

O programa tem a duração de quatro anos. No total, vão ser investidos 60 milhões de euros que serão divididos entre todas as 20 cidades europeias que se habilitaram ao programa.

Asprela, “o maior cancro do Porto em termos de mobilidade”

O vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, Lino Ferreira, revela que o programa visa a zona Asprela em específico, uma zona “complicada” em termos de mobilidade. “Essa zona cresceu de uma forma muito pouco e mal programada e criou aquele que é talvez o maior cancro do Porto em termos de mobilidade “, diz ao JPN.

O vereador explica que são previstas várias alterações nessa zona da cidade e que “para já, está a ser feito um levantamento de dados”.

Parceiros estratégicos

A Câmara do Porto, CMP, conta com parceiros no âmbito do Civitas Plus. A Universidade do Porto faz parte dos parceiros da CMP através das faculdades de Ciências (FCUP) e de Engenharia (FEUP).

A FEUP vai testar um projecto da faculdade à margem do Civitas Plus. Trata-se do FeupBus, um projecto que se encontra ainda em fase inicial, segundo o Centro de Informação da FEUP.

A Câmara do Porto conta ainda com a Universidade Fernando Pessoa (UFP) para a concretização dos objectivos do programa. Nelson Barros, docente da UFP, explica que a universidade vai colaborar com a autarquia na monitorização do ar na cidade feita com base em medições sazonais. O objectivo é proceder à “avaliação do impacte das diferentes estratégias de mobilidade a testar no domínio de estudo”.

A STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) vai colaborar igualmente com a câmara, participando em dois projectos em fase de desenvolvimento: “Sistemas Telemáticos de Transporte” e “Interface de Transportes”.