Manuel Alegre recebeu peticionários

Em Lisboa, o movimento cívico contra as mudanças no Bolhão entregou na Assembleia da República (AR) uma petição com 50 mil assinaturas. A esperança aumentou depois de uma reunião com o deputado socialista Manuel Alegre, que terá prometido tentar levar esta questão à AR. No final, Alegre não prestou quaisquer declarações aos jornalistas. Na próxima sexta-feira, terá lugar no mercado, por volta das 15h30, uma sessão de esclarecimento sobre a providência cautelar que será interposta pela movimento para tentar suspender o projecto da TramCroNe.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio estabeleceu, esta quarta-feira, um paralelismo entre o mercados do Bom Sucesso e do Bolhão, sublinhando a necessidade de colocar ambos ao nível dos mercados do “mundo civilizado”.

Em conferência de imprensa, Rio explicou que o Bolhão não vai ser privatizado porque na parceria com a empresa holandesa TramCroNe a câmara impõe regras. O Bolhão continuará a ser propriedade municipal, garantiu.

Sob o mote de que o mercado necessitava de se adaptar aos tempos modernos, Rui Rio sublinhou a necessidade de intersectar arquitectonicamente o moderno com o tradicional para que o Bolhão se possa tornar um projecto viável.

Petição tem “considerandos falsos e mentirosos”

Rui Rio disse que chegou mesmo a pensar em assinar o abaixo-assinado contra a demolição do mercado do Bolhão, entregue esta quarta-feira no Parlamento, tendo em conta todas as notícias que têm vindo a público sobre a situação do mercado. Não o fez por ter “algum repúdio em assinar um documento que é baseado em considerandos falsos e mentirosos”.

O mercado do Bom Sucesso foi também apontado pelo autarca como um caso de urgente reabilitação, mas, como não tem “o mesmo peso institucional” que o Bolhão, não necessita de um volume de investimento tão avultado e não está em situação tão precária, é mais fácil reabilitá-lo.