O Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi considerado o melhor da Europa em 2007. O galardão foi atribuído pelo organismo Airports Council International (ACI), que premeia a qualidade dos serviços prestados nos aeroportos de todo o mundo.

A este prémio junta-se o de quarto melhor do planeta na categoria de aeroportos com menos de cinco milhões de passageiros por ano.

Esta classificação tem como base 200 mil inquéritos a passageiros, que avaliaram 34 parâmetros de serviço, desde o check-in até ao embarque no avião.

Melhor que em 2006

O reconhecimento da qualidade do aeroporto situado em Pedras Rubras não é novidade, já que, no ano passado o aeroporto havia sido distinguido como o terceiro melhor da Europa.

Na edição deste ano dos Airport Service Quality Awards, o aeroporto portuense conseguiu o primeiro lugar no top dos melhores aeroportos europeus e baixou uma posição no ranking dos aeroportos mundiais com capacidade para menos de cinco milhões de passageiros em relação ao ano transacto.

O único europeu a figurar na lista dos cinco melhores

De realçar o facto de o aeroporto Sá Carneiro ser o único europeu a figurar entre os cinco melhores nesta categoria, apenas suplantado por dois aeroportos canadianos (Halifax e Otava) e por um equatoriano (Guayaquil).

Na classificação geral, os aeroportos asiáticos arrecadaram os cinco primeiros lugares dos melhores aeroportos mundiais. O aeroporto de Incheon, na Coreia do Sul, foi considerado o melhor do mundo.

Depois de no ano passado a cerimónia de entrega dos prémios se ter realizado no Dubai, este ano Xangai vai receber a cerimónia no dia 1 de Abril.