O quadro “Baying” (Uivando), da pintora portuguesa Paula Rego, foi vendido esta quarta-feira num leilão em Londres por mais de 732 mil euros (558.800 libras), anunciou a leiloeira Sotheby’s [PDF].

A obra foi inicialmente avaliada entre 464 mil e 663 mil euros, mas a leiloeira estava já confiante de este valor iria ser superado. Trata-se de “uma obra muito central e importante e provavelmente o maior ícone da série Mulher-Cão”, afirmou, à Lusa, Francis Outred, porta-voz da leiloeira Sotheby’s.

A tela apresenta uma mulher ajoelhada no chão, de olhos fechados e a uivar, imagem utilizada como capa de trabalhos publicitários, exposições e livros relativos à autora.

De acordo com Outred, o grande interesse dos potenciais compradores deve-se ao facto de que esta foi a primeira tela a pastel de Paula Rego que surgiu num leilão.

O último recorde de venda de Paula Rego foi há três semanas com “The Lesson” (A Lição), vendido por 596.881 euros pela concorrente Christie’s.

Uma portuguesa em Londres

Paula Rego nasceu em 1935 em Lisboa. Entre 1952 e 1956, estudou em Londres, na Slade School of Art. Após este período residiu alguns anos em Portugal, mas regressou em 1976 a Londres com o marido, Victor Willing (também pintor, já falecido), onde se fixou definitivamente. Regressa com frequência a Portugal onde também expõe as suas obras.

Em 1981, a londrina Air Gallery albergou a sua primeira exposição em nome próprio. Várias se seguiram entre as quais uma retrospectiva na Serpentine Gallery (1988), uma na Tate Liverpool (1997 – no mesmo ano da exposição no CCB sobre a pintora). Em 2007, o Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, em Madrid, exibiu a mais recente exposição da artista.