O presidente do conselho de Administração da Sonae, Belmiro de Azevedo, afirmou esta terça-feira que a empresa está a estudar potenciais parceiros técnicos e económicos para se candidatar à gestão do Aeroporto Sá Carneiro. O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, afirmou, citado pela Lusa, que ainda não recebeu nenhuma proposta no sentido de gerir o aeroporto da cidade do Porto e que desconhece o desafio que terá sido feito.

Belmiro explicou estar a responder a um desafio “semi-público” que foi lançado também pelo Governo. Já em Dezembro do ano passado, o primeiro-ministro, José Sócrates, mostrava-se a favor de uma mudança do modelo de gestão do Aeroporto Sá Carneiro.

A Sonae não tem experiência no ramo da gestão aeroportuária e está a procurar parceiros para investir no negócio. Em declarações ao JN, Belmiro de Azevedo admitiu que ainda não se sabe ”nem como nem com quem” a Sonae pode vir a candidatar-se à gestão do aeroporto do Porto. Ainda em Janeiro a holding requisitou um documento com informações sobre o aeroporto Sá Carneiro à ANA, empresa gestora de todas unidades aeroportuárias nacionais.

Também em Janeiro, a Junta Metropolitana do Porto apresentou um estudo encomendado à Delloite, uma empresa de consultoria, que afirma que o futuro do aeroporto Sá Carneiro passa por um modelo de gestão público-privado.

Quem ficar com novo aeroporto de Lisboa, vai gerir restantes

“Oficialmente o Ministério não recebeu nenhuma proposta, nem da Sonae, nem de nenhum outro grupo económico”, afirmou, em declarações ao JPN, Elsa Marujo do gabinete de imprensa do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC). A porta-voz do ministério explica ainda que o governo está a rever o cronograma do novo aeroporto de Lisboa e que a empresa que ficar com a gestão desse aeroporto vai ficar responsável pelos restantes.

Contactada pelo JPN, a Sonae SGPS, S.A., afirma não prestar mais declarações sobre a possível gestão do aeroporto.