O número de utilizadores de internet de banda larga cresceu exponencialmente no último semestre de 2007, de acordo com dados do coordenador do Plano Tecnológico. O crescimento foi de 37%, o que corresponde a 1,2 milhões de subscritores.

Segundo dados do Bareme Internet da Marktest, publicados esta semana, o número de utilizadores de internet cresceu mais de oito vezes na última década, contabilizando no Continente 3,9 milhões de utilizadores. De 1997 a 2007, o número de indivíduos que acedia à Net passou de 5,6% para 46,9%, um crescimento de 738% de subscritores.

A análise contabiliza quase quatro milhões de indivíduos que costumam utilizar a Internet. “Este valor representa 46,9% do universo composto pelos residentes no continente com 15 e mais anos”, indica o estudo.

Variáveis

No que toca à idade, o estudo indica que 92% dos jovens entre os 15 e os 17 anos utilizam Net, enquanto que os idosos com mais de 64 anos representam apenas 3,2% dos utilizadores. Na ocupação, regista-se também uma grande discrepância: 95,5% de estudantes usam a Net, enquanto só 7,6% de domésticas o fazem.

Já a classe social revela que são 92,4% os utilizadores na classe alta e 21,6% na classe alta. Existe também alguma diferença entre os sexos, sendo que os homens representam 54,5%, enquanto as mulheres registam 39,9% de navegação. A variável Região indica que existe 56% de utilizadores residentes na Grande Lisboa e 55,2% de utilizadores residentes no Grande Porto.

Outros números

O relatório i2010 (em PDF), publicado pela Comissão Europeia em 2007, indicava que Portugal é o 3º país europeu com maior número 3G com uma média de 9 assinantes por cada 100 habitantes.

O crescimento de 37% da utilização da banda larga móvel demonstra “bons sinais do potencial de crescimento que ainda existe, comparativamente com o que vai acontecendo no resto da Europa”, de acordo com Luís Miguel Ferreira, assessor do Gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico da Presidência do Conselho de Ministros.

Um comunicado, emitido pela ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) dia 25 deste mês, indica que o número de utilizadores de banda larga fixa é de 1,57 milhões, enquanto o número de utilizadores de banda larga móvel já chegam aos 1,18 milhões.

Já no relatório da ECTA (Broadband Scorecard of the European Competitive Telecommunications Association), Portugal aparece em 14º na tabela de acesso à banda larga fixa, o que indica que o país subiu 7% no espaço de seis meses.

Causas

De acordo com Luís Miguel Ferreira, existem “duas ordens de razões: por um lado, a qualidade e o pioneirismo das ofertas dos operadores móveis nacionais; por outro lado, a acção concreta do Governo, através do lançamento, por exemplo, da iniciativa no âmbito do Plano Tecnológico designada por E-Escola, que já permitiu disseminar até ao momento mais de 100 mil computadores portáteis com acesso à Banda Larga móvel”.