Sporting e Benfica defrontam-se no maior clássico do futebol português. Com o FC Porto a grande distância, “leões” e “águias” vão lutar pela segunda posição que assegura um lugar de apuramento para a Liga dos Campeões. Paulo Paraty dirige uma partida envolta em grande polémica devido aos recentes conflitos entre claques.

O Sporting recebe os rivais da Segunda Circular com muitas dúvidas no ataque. Liedson e Vukcevic estão a recuperar de lesões. Purovic poderá ser novidade frente ao Benfica, após ter inscrito o golo que apurou os leões na Taça de Portugal. A equipa de Paulo Bento tem de vencer no seu reduto para reduzir os cinco pontos de desvantagem para o adversário de domingo.

O Benfica vai ao estádio José de Alvalade para preservar o seu segundo lugar. Petit está de fora dos convocados e Luisão é dúvida para o dérbi lisboeta. Mas, mais do que as lesões, são as últimas exibições da equipa de José António Camacho que preocupam os aficionados da Luz. A equipa deverá sofrer alterações após a vitória para a Taça de Portugal frente ao Moreirense.

“Sporting tem de ganhar este jogo”

Para o comentador Luís Freitas Lobo, o Sporting tem de vencer devido “ao facto de jogar em casa e à diferença pontual”.

Na análise ao potencial das duas equipas, Luís Freitas Lobo considera que “o Benfica tem mais soluções”, mas a turma da Luz “não conseguiu até agora gerir essas soluções” pois “depende mais das individualidades do que de uma ideia colectiva”. Luís Freitas Lobo acredita que “o empate seja o resultado mais provável”.

Mais rivalidade à Norte

Se Lisboa vai vibrar com os seus dois maiores clubes, a cidade do Porto vai ser o palco de mais um grande dérbi: o Boavista – FC Porto. A equipa de Jesualdo Ferreira tem uma vantagem larga sobre os principais rivais na luta pelo título, mas a deslocação ao Bessa não promete ser tarefa fácil para os dragões. Quaresma, Lucho e Lisandro devem ser alguns dos jogadores que regressam à titularidade a quatro dias de jogar para a Liga dos Campeões.

Depois de Lisboa e Porto, Braga é outro palco que recebe um jogo importante nesta 21ª jornada da Liga Bwin. O Vitória de Guimarães defronta o SC Braga, nesta sexta-feira, num encontro que pode ser importante para os lugares europeus. O Braga encontra-se na ressaca da eliminação na Taça Uefa e Manuel Machado está pressionado pelos adeptos descontentes pelos maus resultados.

Nos restantes encontros, o Leixões e a Académica lutam no sábado em Matosinhos pela manutenção. No domingo, as equipas da Madeira entram em campo com os Marítimo – Estrela da Amadora e Naval – Nacional. A jornada encerra com o Paços de Ferreira – Belenenses.