Os portuenses vão poder solicitar o cartão do cidadão a partir de Maio. O documento, que substitui o bilhete de identidade e os cartões de contribuinte, segurança social e de saúde, pode ser pedido nas lojas do cidadão ou conservatórias.

Qualquer cidadão pode solicitar o cartão, independentemente da idade ou morada. No entanto, o documento vai ser obrigatório a partir dos seis anos. Já os portadores de bilhetes de identidade vitalícios têm cinco anos para proceder à troca.

30 mil pedidos em todo o país

A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) espera que dentro de cinco a sete anos todos os cidadãos portugueses sejam portadores do cartão. Em declarações ao JPN, a presidente da AMA, Anabela Pedroso, adianta que o documento está a ter uma aceitação elevada, tendo já ultrapassado dos 30 mil pedidos.

Anabela Pedroso reconhece que existem problemas com o documento. Por isso, a AMA tem vindo a esclarecer os serviços que utilizam documentos de identificação, como bancos ou tribunais, sobre as informações que o cartão do cidadão não contém e que, por isso, não precisam de ser pedidas, como, por exemplo, a validade ou a data de emissão.

Entre Abril e Maio, o cartão também vai ficar disponível em Santarém, Viseu, Faro, Viana do Castelo, Leiria e Aveiro. Em Junho fica acessível em todo o país com a chegada a Lisboa, Braga, Coimbra, Setúbal e Porto Santo.