Com o objectivo de sensibilizar os cidadãos europeus para o diálogo multicultural, celebra-se, em 2008 o Ano Europeu do Diálogo Intercultural (AEDI). O diálogo intercultural, a aceitação e conhecimento de outras culturas são os alicerces das comemorações deste ano.

O Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), em parceria com uma Comissão Nacional de Acompanhamento, vai levar a cabo um conjunto de actividades por todo o país.

Paulo Mendes, presidente da Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA), explicou ao JPN que “é absolutamente central a criação de condições para o estabelecimento de pontes entre pessoas e culturas, assentes na diversidade e recusando a ideia de que uns podem ser superiores a outros”. A associação faz parte da Comissão Nacional de Acompanhamento e representa os imigrantes nas comemorações do Ano Europeu do Diálogo Intercultural.

Defensor da criação de um novo “nós”, Paulo Mendes acrescentou que a existência, em Portugal, de várias culturas a viver conjuntamente “prova que faz cada vez mais sentido o reforço das intervenções sociais de associações como esta”. O objectivo é “caminhar no sentido do diálogo e entendimento mútuos”, disse.

Visitas guiadas pelas cidades, workshops e encontros entre estudantes europeus são algumas das actividades que todas a entidades envolvidas no AEDI estão a preparar. O ACIDI tem, também, preparados 121 projectos anuais ligados ao “Programa Escolhas”.

Destinado a crianças e jovens entre os 6 e 18 anos, o projecto promove a inclusão social daqueles que provêm de contextos sócio-culturais desfavorecidos.

“Museu, espelho meu”

Numa parceria entre o ACIDI e o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), o projecto “Museu, espelho meu” é um dos mais abrangentes, ao incluir a participação de nove museus (quatro em Lisboa, três no Porto e dois no Algarve). Destinado a um público infantil, o evento tem data de início, ainda provisória, para 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus).

Vão ser constituídos três circuitos diferentes e os museus vão estar ligados entre si. O objectivo é cruzar peças de museus diferentes, relacionando-os com os outros museus da “rede”.

“Vai estar disponível um kit, constituído por objectos interculturais que vão permitir aos adultos e crianças por um lado, conhecer o museu em que estão e por outro, serem levados para os outros museus, fazendo assim uma visita tripartida”, explicou ao JPN Maria João Vasconcelos, directora do Museu Nacional Soares dos Reis.

Em conjunto com a Casa Museu Guerra Junqueiro e o Museu do Papel Moeda (Fundação Dr. António Cupertino de Miranda), os guias de actividades pretendem também chamar a atenção dos mais novos para as influências de outras culturas na nossa.

Encontro de jovens dos clubes UNESCO

De 15 a 25 de Agosto, o Clube UNESCO da Cidade do Porto vai realizar um encontro com jovens oriundos de vários países europeus. De um total de 11 países, entre os quais Letónia, Rússia, Malta e República Checa são esperadas cerca de 60 pessoas.

Sílvio Matos, presidente do Clube UNESCO, disse ao JPN que o principal objectivo do encontro é “constituir uma rede, entre os clubes UNESCO e outros, que permita a criação de parcerias com outros países”. Segundo Sílvio Matos o objectivo passa, também, por “constituir uma rede de acolhimento para os países receberem jovens estrangeiros e que estes tenham guias para os ajudar nos primeiros tempos de estadia fora”.

Sob o tema “Jogos Tradicionais, uma via para a cooperação e o diálogo intercultural na Europa”, os países participantes vão trazer um jogo tradicional de cada país para todos jogarem em conjunto.

Além disso, o Clube UNESCO do Porto tem também preparado algumas reuniões para que todos os participantes “tenham conhecimento do que se faz noutros clubes UNESCO e das respectivas especificidades culturais dos países”, acrescentou Sílvio Matos.