António Granado, editor do “Público” on-line, participou esta segunda-feira no seminário “Quatro palestras sobre multimédia e comunicação”, nas instalações do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto, sobre a reformulação do jornal para o qual trabalha.

No seminário, dirigido principalmente aos alunos da área de multimédia, Granado disse que os jornais em papel têm “os dias contados” e que “o bocado de árvore está condenado a curto-prazo”. Considerou ainda que os jornais on-line conseguiram atrair cibernautas através da implementação de vídeo nas suas páginas.

Segundo dados da Marktest e apresentados por António Granado, o “Público.pt”, na secção vídeo, tem cerca de 13 mil plays por dia, o que representa 10% dos números do “El Pais”.

O jornalista do Público falou ainda de uma “táctica de guerrilha” que os jornais têm de utilizar para combater a concorrência de outros meios, como a televisão. António Granado disse que os jornais têm de apostar mais no vídeo com notícias do “agora”, para que, quando os telespectadores virem o telejornal da noite, dizerem que já viram as imagens. Contudo, considera que, para isto, é necessário apostar em equipas a sério e que haja mais investimento.

No “Público” os recursos para o vídeo são muito poucos. Segundo o jornalista, o jornal fez um investimento de 30 mil euros na área do vídeo. Granado acrescentou ainda que as chefias do diário estão demasiado ocupadas com o jornal em formato papel para investirem na web.

O “Público” on-line sofreu duas reformulações em 2007, uma em Fevereiro e outra em Novembro. Actualmente encontra-se numa terceira “fase” de remodelação.