O FC Porto saiu vergado a uma derrota por 1-0 da Alemanha, na primeira-mão dos oitavos de final da Champions. Esta quarta-feira, a jogar no Dragão, o FC Porto precisa de vencer por dois golos de diferença o Schalke 04 para continuar a sonhar com o objectivo milionário.

Na conferência de imprensa desta terça-feira, Jesualdo Ferreira deixou claro o objectivo dos “azuis” do Dragão: “O nosso objectivo passa por seguir em frente”. E apesar da desvantagem de um golo, Jesualdo promete não alterar a táctica, mantendo a mobilidade dos três avançados.

Uma outra confirmação dada por Jesualdo era, no entanto, já esperada. Os habituais titulares que no jogo do Bessa ficaram a ver da bancada vão regressar aos lugares que lhes pertencem dentro de campo. A única dúvida que ainda subsiste prende-se com Tarik e Farias. Qual dos dois vai alinhar de inicio? “Eu já decidi e já sei quem é. Quem é? É um deles”, respondeu Jesualdo.

Fernando Gomes com confiança total no FC Porto

Convidado pelo JPN a abordar o jogo de amanhã, a antiga glória do FC Porto, Fernando Gomes, mostrou-se plenamente confiante na passagem dos azuis e brancos aos quartos-de-final. “Atendendo ao potencial do FC Porto e do Schalke, penso que as perspectivas para o FC Porto são as melhores. Tenho total confiança na equipa do FC Porto”, disse.

Alemães preocupados em defender, mas com um olho na baliza do dragão

O Schalke 04 chega ao Dragão com vantagem na eliminatória. O golo de Kevin Kurany na Arena AufSchalke é um tesouro precioso que importa defender. Na conferência de imprensa desta terça-feira, Mirko Slomka, técnico dos alemães, adverte, contudo, que é importante jogar para marcar.

“Penso que se jogarmos apenas para defender o resultado teremos problemas. Temos de ter a intenção de atacar, sobretudo, através do contra-ataque”, sublinhou.

Questionado pelo JPN sobre o valor do futebol português e em particular do FC Porto, Mirko Slomka realçou a evolução do futebol europeu na sua generalidade, antes de individualizar a questão. “Penso que nos últimos anos o futebol europeu ficou mais homogéneo. E o FC Porto é um clube que tem estado sempre presente na Liga dos Campeões. Amanhã será um jogo onde as hipóteses entre portugueses e alemães serão de 50% para cada lado”, opinou.

Quem também marcou presença na conferência de imprensa foi o lateral brasileiro Rafinha. Quando a pergunta incidiu sobre Ricardo Quaresma, Rafinha preferiu destacar o colectivo azul e branco. “Não só eu mas toda a equipa do Schalke sabe da qualidade da equipa do Porto. Mas estamos preparados para entrar para ganhar”, destacou o lateral brasileiro.

Para além do FC Porto – Schalke 04, esta quarta-feira joga-se ainda o Roma – Real Madrid e o Olimpiacos – Chelsea. O Liverpool – Inter é apenas no dia 11 de Março.