Portugal pode ser excluído da fase final do Euro 2008 e da qualificação para o Mundial 2010, como sanção da UEFA e da FIFA, caso estas entendam que o Governo português está a violar as suas regras no novo regime jurídico das federações desportivas que está a ser elaborado neste momento.

As 22 associações distritais de futebol entregaram à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) um documento que será enviado à UEFA e à FIFA. O texto regista as queixas de uma alegada ingerência do Governo quanto ao novo projecto de regulamentação. As associações receiam perder poder de decisão com a entrada de novos agentes nas tomadas de decisão no futebol. As associações distritais perderiam maioria nas votações das reuniões da Federação passando de 55% para 35% dos votos.

Federação e Governo tranquilos

Gilberto Madaíl, presidente da FPF, confirma a recepção do documento das associações. Em declarações à comunicação social, o dirigente considerou a iniciativa como “uma exposição correcta e legítima”. Madaíl “respeita as opiniões” e continua tranquilo, pois o caso está “num processo de análise” de forma a “ver o que pode ou não colidir com aquilo que são as obrigações para com a FIFA e UEFA”.

Laurentino Dias, secretário de Estado do Desporto, declarou aos jornalistas que “são chamadas a participar na discussão todas as instâncias do futebol”. O governante encontra-se “esperançado” em cumprir a missão do Governo, que é “propor e aprovar o Regime Jurídico das Federações”.

Portugal encontra-se numa situação delicada à semelhança do que já aconteceu com Grécia, Quénia e Espanha. A interferência do governo espanhol fez com que Joseph Blatter, o presidente da FIFA, lançasse ao governo espanhol ameaças idênticas às que sofre Portugal.