Um português caminha em média 342 quilómetros por ano, o valor mais baixo da média dos 27 países da União Europeia (UE). É uma das muitas conclusões do estudo realizado pela EEA, divulgado esta quarta-feira, que analisa o sector dos transportes nos países da União Europeia e membros da Agência Europeia do Ambiente (EEA, na sigla inglesa) relacionada com as alterações climáticas.

O relatório “Climate for a transport change” refere que entre 1990 e 2005 a emissão de gases com efeito de estufa associados ao sector dos transportes aumentou 96% em Portugal, o quinto país mais poluidor da UE a 27, atrás da Irlanda (167%), Luxemburgo (164%), República Checa (128%) e Chipre (113%).

Uso do carro continua a aumentar na Europa

O aumento do número de automóveis por mil habitantes aumentou entre 1995 e 2005 na generalidade dos países europeus. Alemanha, Itália, Luxemburgo e Liechtenstein registaram o maior número de carros (entre 500 e 700 por cada mil habitantes) em 2005.

Em Portugal, no mesmo ano, existiam 397 carros para mil habitantes, ocupando o meio da tabela, à frente da Eslováquia, Roménia, Polónia, Bulgária e Dinamarca. Em 2004 o uso do carro como meio de transporte registava uma taxa de utilização de 68,7%.

Portugueses caminham pouco

Portugal é o país onde menos se anda a pé, no conjunto da UE a 15. Em média um português fez 342 quilómetros no ano de 2000, segundo os dados da Eurostat (gabinete de estatística europeu) citados no relatório “Climate for a transport change” [PDF].Os alemães e os luxemburgueses são os que mais caminham: fazem a pé 431 e 457 quilómetros por ano, respectivamente. A média europeia é de 382 quilómetros anuais.

A bicicleta é o meio de transporte mais menosprezado pelos portugueses. Em média, um português fez 29 quilómetros por ano. Mais uma vez, estes dados colocam Portugal no fim da tabela juntamente com Espanha e Luxemburgo. Os dinamarqueses e os holandeses são os que mais pedalam: 936 e 848 quilómetros por ano, respectivamente.

Pouco investimento na ferrovia

Em 2004, Portugal investiu quatro vezes mais nos transportes rodoviários do que nos ferroviários. No mesmo ano, Portugal investiu cerca de 2 mil milhões de euros no sector rodoviário e cerca de 500 milhões de euros na ferrovia.

O uso de transportes públicos diminuiu na generalidade dos países europeus. Portugal não fugiu à regra: entre 1990 e 2004, o uso do comboio diminuiu para uma taxa de utilização de 3,8%. Foi também sentida uma diminuição na utilização do autocarro, que passou de 20,1% em 1990 para 11,1% em 2004.