O relatório de competitividade do sector de viagens e turismo, divulgado pelo Fórum Económico Mundial (FEM), coloca Portugal no 15º lugar do ranking num total de 130 países. A Suíça, a Áustria e a Alemanha ocupam os primeiros lugares. Portugal subiu sete posições este ano, visto que na edição anterior ocupou o 22º lugar numa lista de 124 países.

Neste relatório são analisados preferencialmente três indicadores que dizem respeito à regulamentação, infra-estruturas e ambiente económico e aos recursos humanos, naturais e culturais.

Na estrutura reguladora, nomeadamente na regulação e sustentabilidade ambiental, Portugal ocupa o 14º lugar; no tema do ambiente empresarial e infra-estruturas manteve a 22ª posição; e em termos de recursos humanos, culturais e naturais subiu do 30º lugar para o 11º. De notar que em termos de recursos naturais Portugal está em segundo lugar, a seguir à Espanha.

Pior na saúde, higiene e nos preços

Noutros parâmetros, Portugal ocupa lugares distantes – na saúde e higiene está no 30º lugar e nos preços praticados pela indústria do turismo em que atingiu o 86º (subiu do 102º lugar relativamente ao ano passado).

Suíça, Áustria e Alemanha, tal como os Estados Unidos, Inglaterra ou a Espanha, são países mais atractivos para desenvolver a indústria do turismo porque apoiam com mais recursos o desenvolvimento empresarial, têm a regulamentação adequada e transportes de qualidade, apostando também um pouco mais nos recursos naturais.