O Benfica está em maus lençóis nos oitavos de final da Taça UEFA depois de ter sido derrotado pelo Getafe, esta quinta-feira, na Luz, por 2-1. As esperanças europeias jogam-se agora em Espanha, onde o Benfica vai ter de virar o resultado negativo averbado em casa. Uma vitória por dois golos de diferença ou com mais de três golos dão os quartos à equipa de Camacho.

Quem não vai poder dar o seu contributo nesse encontro é Cardozo. O paraguaio foi expulso aos nove minutos, depois de uma agressão a um defesa do conjunto espanhol. Aliás, esse foi o primeiro episódio duma noite infeliz para o Benfica.

O segundo surgiu aos 25, quando De La Red inaugurou o marcador para os espanhóis. A bola ainda desviou em Edcarlos e Quim não teve outra alternativa senão ir buscá-la ao fundo da baliza encarnada.

Com um Benfica a tentar jogar no campo todo, apesar da inferioridade numérica, o azar voltou a tocar à campainha encarnada. Luisão, a ostentar a braçadeira de capitão, ressentiu-se da lesão que o manteve afastado dos últimos jogos e teve de sair. Para o seu lugar entrou Zoro e até final da primeira parte o Benfica manteve a pressão sobre a defensiva do Getafe.

A segunda parte foi o espelho da primeira. O Benfica dominava o encontro, com Rui Costa, mais uma vez, a pensar todo o jogo encarnado. Mas num dos contra-ataques que oportunamente lançavam, o Getafe acabaria por fazer o segundo golo. Foi aos 67 minutos e o Benfica ficava cada vez mais longe da próxima eliminatória.

O desânimo nas bancadas da Luz ia assumindo cada vez mais contornos quando, aos 76 minutos, Pedro Mantorras trouxe alguma esperança. O angolano reduzia para 2-1 e a noite negra da Luz assumiu um tom menos carregado. O resultado não se alteraria até final, mas o golo de Mantorras deixa uma ponta de esperança nas aspirações benfiquistas.

O jogo da segunda-mão é já na próxima quarta-feira, dia 12.