Sporting e Benfica regressam às competições europeias após o dérbi que opôs as duas formações no fim-de-semana. Na primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA, o Sporting vai a Bolton, às 20h00, e o Benfica recebe o Getafe, meia hora depois.

O Sporting desloca-se ao reduto do Bolton, o Reebok Stadium, em Inglaterra. Os “leões” já podem contar com Romagnoli que recuperou da lesão que o afastou do clássico. Mas Liedson continua a ser baixa nos convocados de Paulo Bento.

Rui Oliveira e Costa não está preocupado porque a “ausência do goleador já se registou com o Benfica e a dupla Vukcevic – Tiuí funcionou bem”. O comentador acredita que “o Sporting tem hipóteses de passar a eliminatória”. A conquista da Taça UEFA não é posta de parte já que “numa prova a eliminar tudo é possível” e “o Sporting já foi a uma final da Taça UEFA”.

25 anos depois

Após o jogo com o Sporting, a novidade para José António Camacho é Luisão. O central já está disponível e deve regressar ao centro da defesa. Já Katsouranis deve jogar no meio-campo face às ausências de Binya, castigado, e Petit, lesionado.

O Benfica não ganha a uma equipa espanhola a 25 anos, uma maldição que afastou os encarnados da Taça UEFA a época passada quando o Espanhol de Barcelona eliminou a equipa portuguesa nos quartos-de-final da competição.

Júlio Machado Vaz, sexólogo e benfiquista, considera que, devido “à sobrecarga de jogos e às lesões”, a passagem do Benfica “seria quase surpreendente”. O portuense antevê “uma eliminatória muito difícil para o Benfica” porque “o Getafe é uma equipa muito organizada”. Face às possibilidades de vencer a competição, prefere centrar as atenções “no principal objectivo do Benfica: o segundo lugar do campeonato nacional”.