É uma iniciativa da BAM (Brooklyn Academy of Music): a partir desta sexta-feira, vão ser exibidos filmes de Manoel de Oliveira em seis cidades norte-americanas – Brooklyn, Harvard, Los Angeles, Cleveland, Chicago e Berkeley – numa homenagem que se estende até 31 de Agosto. Só na BAM vão ser exibidos 22 filmes.

Sérgio C. Andrade, jornalista do “Público”, conhece de perto a carreira de Manoel de Oliveira e diz que este ciclo pode ser importante, já que a obra do cineasta não é tão conhecida no continente americano como no europeu.

Ao JPN, o comentador cinematográfico refere que a estética de Oliveira, com poucos movimentos de câmera, não condiz com a estética norte-americana. No entanto, salienta que a falta de conhecimento dos filmes de Manoel de Oliveira nos EUA não é um problema exclusivo das suas obras, nem mesmo dos filmes portugueses, mas sim do cinema europeu em geral, com a excepção do inglês.

“Aniki Bóbó” abre o ciclo

Uma das obras em destaque é a última produção do autor, “Cristovão Colombo – o Enigma”, estreada no ano passado.

João Bénard da Costa, director da Cinemateca Portuguesa, vai ser um dos muitos presentes na abertura deste ciclo, que acontece esta sexta-feira, na BAM. O filme escolhido foi “Aniki Bóbó”, que estreou em 1942.