Um atirador atacou esta quinta-feira à noite uma yeshiva no bairro de Kiryat Moshe, em Jerusalém Oriental, causando a morte a oito pessoas.

Houve festejos na Faixa de Gaza e no Líbano depois do ataque reivindicado pelo Hamas. Contudo, segundo a AP, a organização islamista negou essa mesma reivindicação, um pouco mais tarde.

O atentado foi cometido por um homem de 25 anos, alegadamente pertencente a um grupo desconhecido intitulado como Brigada dos Homens Livres da Galileia – Grupo do Mártir Imad Moughnieh e dos Mártires de Gaza.

Imad Moughnied, o líder operacional do Hezbollah, foi assassinado em Damasco, capital da Síria, a 12 de Fevereiro. O xeque Hassan Nasrallah, líder do movimento xiita libanês, acusou Israel da morte de Moughnied e prometeu “guerra aberta” ao Estado judaico. Desde então que Israel, as suas embaixadas e outros locais sensíveis têm estado em alerta.

No princípio da década de 90, foram cometidos atentados contra a embaixada de Israel em Buenos Aires e contra uma associação judaica na capital argentina, causando mais de 100 mortos no total. Os ataques foram atribuídos ao Hezbollah, que nunca reivindicou os mesmos.

A morte de Moughnied foi vista como o mais duro golpe causado ao Partido de Deus libanês desde o assassinato do seu anterior líder, Abbas Musawi. Israel negou as acusações de que tinha sido responsável pela morte de Moughnied e suspeitas foram também lançadas sobre envolvimento sírio na morte de um dos homens mais procurados do mundo.

Líbia bloqueia texto do Conselho de Segurança

Na sequência do atentado na escola religiosa israelita, o Conselho de Segurança das Nações Unidas reuniu de emergência, por iniciativa dos EUA, para discussões à porta fechada. Contudo, não foi alcançado um consenso devido à oposição da Líbia.

Os EUA queriam o consentimento dos 15 membros do Conselho para aprovação do texto, no qual se condenavam “nos termos mais enérgicos o ataque terrorista cometido” em Jerusalém. Enquanto Israel esperava “uma reacção rápida e forte a este terrível acto de terrorismo.”