O estudo “Tweens”, da agência Publicis, concluiu que os jovens entre os 12 e os 25 anos são a geração que mais tempo passa em frente ao computador, em detrimento do contacto directo com pessoas. A criação de uma linguagem nas mensagens enviadas por telemóvel e na Internet desenvolve nos jovens a dificuldade em comunicar verbalmente, deixando-os mais à vontade a conversar através das teclas.

A nova linguagem, classificada como “internetês”, caracteriza-se pela agilidade e facilidade de escrita. É composta quase inteiramente por abreviações. Quem a usa garante que se “trata de uma espécie de código que se estabelece com alguém conhecido para que possa entender a mensagem”.

Sílvia João, psicóloga da Universidade do Porto e investigadora na área da adolescência, considera que a utilização da linguagem abreviada pode levar ao esquecimento do português correcto. No entanto, refere que nas escolas “há a preocupação dos professores em alertar os alunos para não usarem as palavras que usam nas mensagens”. Pedro Silva, estudante de 13 anos, confirma o que é dito pela técnica.

A dificuldade de diálogo entre pais e filhos pode ser uma das consequências da utilização do “internetês”. A psicóloga considera, porém, que “não se pode culpabilizar apenas as novas tecnologias e os media pela falta de comunicação entre novos e velhos”. A diferenças de hábitos e a “mediaticidade” são apontados por Sílvia João como os principais factores que “dificultam a tarefa dos pais em acompanhar o ritmo”.

Novo carro

A liberdade e a independência, considerada pela sociedade como algo conquistado com a compra de um carro, chega mais cedo com o telemóvel. Messenger, Hi5 e sites de jogos dominam a preferência dos jovens em detrimento da televisão como forma de lazer.

O estudo revela ainda que os índices de leitura de jornais e revistas são baixos. Para contrariar esta tendência, várias empresas de informação têm recorrido a blogues como forma de disponibilizar a informação.

Em Portugal já existe um dicionário de Internetês, o DicioNet, publicado em 1992. O objectivo é simplificar a compreensão dos termos e expressões usados na Internet.