José António Camacho deixou o comando técnico do Benfica na sequência do empate frente ao último classificado da Bwin Liga, o União de Leiria. O técnico espanhol anunciou a decisão na conferência de imprensa que decorreu após a partida. O clube da Luz soma já duas saídas de treinadores esta temporada.

O técnico espanhol considera que a sua demissão “é o melhor para todos”. Segundo Camacho, “o Benfica necessita de algo mais que depende dos jogadores”. Contudo, o treinador não acredita que “a situação vá melhorar” porque “os jogadores têm uma motivação que não é normal”. Camacho disse que a sua própria motivação é pouca, devido também aos maus resultados da equipa.

Luís Filipe Vieira esteve na conferência de imprensa para prestar declarações sobre o fim da ligação de Camacho com o clube da Luz. O presidente encarnado confirmou a saída que “é irreversível” e explicou que o clube “não conseguiu fazer mais nada, face aos argumento de Camacho”. Vieira admitiu que “não estava minimamente preparado para uma situação destas”, mas continua confiante pois o Benfica “soube resolver problemas mais graves que este”.

Uma taça ganha a Mourinho

José António Camacho substituiu Fernando Santos como treinador principal do Benfica, após a primeira jornada da temporada. O percurso do espanhol não teve muito sucesso. O Benfica está a 14 pontos do líder FC Porto e soma seis empates em casa. De fora da Taça da Liga, ao Benfica só resta a Taça UEFA, onde se encontra numa situação difícil, e a Taça de Portugal.

Curiosamente, este troféu foi o único que Camacho conquistou na primeira passagem pelo Benfica entre 2002 e 2004. O espanhol conseguiu, de resto, dois segundos lugares e impediu o FC Porto de Mourinho de conquistar tudo em 2003-2004, ao roubar a Taça de Portugal ao futuro campeão europeu.

Fernando Chalana vai agora assumir o comando interino da equipa, quinta-feira, no jogo frente ao Getafe, para a segunda mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA.