Deputados defendem que "regiões deprimidas" devem ter prioridade orçamental.

A direcção da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) reuniu-se, na passada sexta feira, com os deputados do PS da região Norte. O objectivo foi relatar o que está a ser feito, este ano, dentro do programa operacional regional do Norte (2007-2013), inserido no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que possui quase três mil milhões de euros destinados exclusivamente para esta região.

No final da reunião, o coordenador dos deputados eleitos pelo círculo do Porto, Fernando Jesus, admitiu que o orçamento “nunca vai chegar para todas as candidaturas”, ao contrário do que acontecia no início, quando “quase não existiam propostas”. Contudo, o coordenador salienta este facto como positivo, visto que, em 2013, a região pode vir a ser mais competitiva, mais moderna e mais coesa.

Para que a região Norte cumpra estes objectivos, Fernando Jesus acrescenta que é necessário “apostar nas áreas deprimidas como o Baixo Tâmega ou o Vale do Sousa, em detrimento de outros lugares mais desenvolvidos”. O deputado admitiu haver muitas candidaturas “fora do litoral”.

A deputada Paula Barros, eleita por Vila Real, considera que está a haver “rigor na análise das candidaturas”, facto sobre o qual estava em desacordo anteriormente, e alerta para a importância da “fase de fiscalização”. Ainda assim, a deputada teme que “se perca esta oportunidade do QREN para atingir o objectivo da coesão territorial” que, segundo Paula Barros, ainda não foi alcançado. Para Vila Real, a deputada deu como exemplo candidaturas como um parque escolar que vai criar “condições que os jovens nunca tiveram”, assim como vários projectos na área do turismo, o que “constitui um eixo muito importante para a região”.

Já o presidente da distrital do PS-Porto, Renato Sampaio, descreveu o programa nacional como “bem estruturado”, com um “bom orçamento” e admite que a prioridade deve ser “angariar mais dinheiro do bolo nacional para o Norte, que é uma das regiões mais carenciadas do país”.

Apostar na eficiência energética

A deputada Glória Araújo elogiou a CCDR-N, na medida em que “é a única que tem um programa específico para a eficiência energética”. A deputada, especializada em questões ambientais, refere que é “fundamental” para a região Norte, que detém 49% das cidades industriais do país, apostar nas energias renováveis, não só por questões que se prendem com o ambiente, mas também com a economia, “sobretudo quando um dos problemas do país é o excessivo gasto de energia e o preço do petróleo não parar de aumentar”.

No âmbito destas preocupações está o projecto da construção de 10 novas barragens, todas elas na região Norte.