Organizado por alunos da Universidade do Porto (UP), o circuito “Cinema na Universidade” é um projecto pioneiro que visa fazer chegar ao público filmes anteriores à década de 90 e que não estão facilmente disponíveis. De Antonioni a Cassavetes, passando por Capra ou Buñuel, o ciclo dura até Maio, com exibições quinzenais.

Ricardo Alves, responsável pela organização do evento, explicou ao JPN que a iniciativa visa funcionar como um protesto contra o facto dos cinemas no Porto “estarem entregues ao abandono” e o público portuense estar “reduzido aos shoppings“. “Além disso, nota-se que as pessoas preferem ver um filme em casa do que ter o trabalho de seguir uma sessão e ir a um cinema mesmo”, afirmou.

Ricardo Alves acrescentou que o espectáculo pretende “levar o cinema a faculdades que não têm cineclubes, como, por exemplo, Economia”.

Apesar do apoio de vários cineclubes de faculdades da UP, todo o financiamento ficou a cargo da própria organização. “O circuito teve que ser financiado por nós, logo toda a questão de alugueres e licenças com as distribuidoras foram arranjadas por nós. Mas também estamos a cobrar um preço por bilhete na sessão de abertura o que irá, em princípio, cobrir os custos” referiu Ricardo Alves.

A primeira iniciativa do género, que liga o cinema a várias faculdades da UP, pretende exibir filmes aos quais o público não tem acesso fácil. “Escolhemos estes filmes, porque para além de não serem os mais óbvios, todos eles têm uma importância bastante significativa, não só no cinema como forma de expressão e, também, nas carreiras dos realizadores” acrescentou Ricardo Alves.

A “Sede do Mal” de Orson Welles marca o início do circuito “Cinema na Universidade”, esta terça-feira, na sala de espectáculos Passos Manuel, a partir das 21h45. Este primeiro filme é o único que vai ser pago. Depois do filme o público vai poder assistir à actuação do DJ Rui Maia e Mundo Lego.