Conhecida como a “Cidade dos Músicos”, Viena vai ser no dia 29 de Junho palco da final do Euro 2008. O mítico Ernst Happel Stadion, mais conhecido por “Prater”, onde o FC Porto se sagrou campeão da europa em 1987, vai acolher a 13ª final de um Campeonato da Europa de Futebol.

Ingrid Wolf, da Federação de Turismo de Viena, confessou ao JPN que “a cidade está a acolher com alegria e entusiasmo a terceira maior prova desportiva do mundo”. Viena é a capital do Euro na Áustria, e vai ser precisamente na cidade de Johann Strauss e de Sigmund Freud que ficará situada a maior “Avenida dos Adeptos”, a chamada “Fanmeile”.

“Vamos ter a maior ‘Fanmeile’ de sempre, que se vai estender desde a Rathausplatz até à Ringstrasse. Será uma zona livre de carros, inteiramente dedicada aos adeptos de futebol e com vários ecrãs gigantes”, afirmou Ingrid Wolf.

Viena é por excelência um pólo de atracção para turistas. Foi precisamente isso que salientou a austríaca. “Viena é mundialmente reconhecida como cidade de cultura. Temos uma mistura perfeita entre monumentos históricos e obras mais modernas. Para quem gostar mais de história, o castelo de Schönbrunn é imperdível. Mas temos igualmente monumentos mais modernos, como o Leopoldmuseum ou o Museu de Arte Moderna de Viena”, informou Ingrid Wolf.

Berna, Património Cultural Mundial da UNESCO

Capital da Confederação Helvética, Berna não é, no entanto, capital do Euro na Suíça. O Wankdorf Stadion, sede do Young Boys Bern, vai acolher apenas três jogos da fase de grupos da competição. Itália, França, Holanda e Roménia são as nações que vão “invadir” as ruas da tranquila cidade.

Eliane Krebs, directora do projecto Euro 2008 na capital suíça, destacou ao JPN a importância do programa “Welcome to Bern” para a cidade. “É um importante projecto de marketing para a cidade, que envolve questões de segurança, transportes e turismo. Esperamos que sirva a cidade para lá do Euro”.

À semelhança de Viena, também Berna está a preparar diversas actividades para os adeptos de futebol. “Vamos transmitir os jogos nas nossas principais praças e neste momento estamos a elaborar um programa de diversão para os adeptos que, no final de Março, vai estar disponível num site“, informou Eliane Krebs.

Graças ao seu património medieval urbano, conservado ao longo dos séculos, Berna está inscrita no Património Cultural Mundial da UNESCO desde 1983. A parte histórica da cidade é, por isso, uma zona a visitar pelos turistas, como salienta Eliane Krebs.

Outra curiosidade relacionada com a cidade prende-se com o facto de a famosa teoria da relatividade, de Albert Einstein, ter sido desenvolvida na capital suíça. Eliane Krebs aconselha, por isso, uma visita ao Einstein Museum.