A 22ª edição do Portugal Fashion arranca esta quinta-feira, em Gaia, marcada por uma parceria inédita com o El Corte Inglés, que poderá permitir que criadores e marcas portuguesas comecem a comercializar os seus produtos naquela rede de armazéns.

Desde segunda-feira e até dia 22, o sexto piso do El Corte Inglês de Gaia acolhe o show room Portugal Fashion. O espaço, com mais de 350 metros quadrados, apresenta as colecções Primavera/Verão 2008 de seis marcas de vestuário e calçado e de 14 criadores, num total de 20 expositores.

Aberto ao público em geral, o show room vai expor e vender, entre outras, colecções da Concreto, Jotex (por Luís Buchinho), ID Values, Celtic Jeans e Paula Borges, assim como dos designers Anabela Baldaque, Katty Xiomara, Louis de Gama, Luís Onofre e Storytailors.

A decorrer de quinta-feira a sábado, numa tenda montada na Praça do Eixo Atlântico, junto ao El Corte Inglês, o evento, organizado pela ANJE em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, inclui no seu programa 15 desfiles de marcas (vestuário e calçado) e criadores, para além do showroom comercial.

Novas apostas

Para além desta aposta na vertente comercial, a 22ª edição do Portugal Fashion aposta em lançar novos nomes da moda portuguesa, nomeadamente Louis de Gama, que se estreia na passerelle portuense, e a já consagrada Katty Xiomara, que pela primeira vez apresenta uma colecção de calçado.

Por outro lado, esta edição não deixa de acolher alguns dos habitués do Portugal Fashion, como Anabela Baldaque, Fátima Lopes, Luís Buchinho, Miguel Vieira ou Katty Xiomara, referências da moda portuguesa que integram o elenco do desfile.

Na passerelle desfilarão as colecções para a estação Outono/Inverno de 2008/2009, aguardando-se a presença de 50 mil pessoas no evento.