Continua acesa a luta pelo segundo lugar da Liga Bwin. O Benfica não foi além de um empate a um golo nos Barreiros, diante do Marítimo, e viu o Guimarães, que tinha vencido na sexta-feira em Leiria por 1-0, colar-se no segundo lugar. Águias e vimaranenses têm agora 41 pontos.

Foi o primeiro dos quatro candidatos ao segundo lugar da Liga a entrar em cena. Na sexta-feira, o Vitória de Guimarães fez a viagem até Leiria, acompanhado por dois mil adeptos, e Ghilas marcou o único golo da partida. A equipa de Manuel Cajuda tinha feito o seu trabalho e ficava à espera dos “outros” empoleirada no primeiro lugar a seguir… ao FC Porto.

No sábado foi a vez do solista FC Porto dar mais um concerto na solitária caminhada até ao título. Em Matosinhos, no regresso ao Estádio do Mar para um derbi dos velhos tempos, o FC Porto até viu Roberto colocar o Leixões em vantagem. Mas o inevitável Lisandro e o irrequieto Tarik acabaram por repor a ordem e o FC Porto vencia…mais uma vez.

Com o FC Porto a já não ser reconhecido como adversário, o Benfica jogou este domingo nos Barreiros sobretudo preocupado com o Guimarães. E tudo parecia correr bem desta vez, quando Cardozo cabeceou para o fundo da baliza maritimista. Mas a insolência dos jogadores encarnados voltou a vir ao de cima na segunda parte e Ytalo acabaria por empatar o jogo e restabelecer a justiça. O Benfica tem agora o Guimarães à perna.

Na tarde de domingo um dos outros candidatos à Champions, o Setúbal, perdeu em Paços de Ferreira por 2-1. Quem pode aproveitar este deslize dos sadinos é o Sporting que, com uma vitória esta segunda-feira pode igualar o Setúbal no 4º lugar.

Nos outros jogos desta 23ª jornada da Liga, nota para a vitória folgada do Sporting de Braga sobre a Naval, por 3-0. O Boavista continua a sensacional campanha da segunda volta e, no Bessa, derrotou o Estrela da Amadora por 2-1. No Sábado, em Coimbra, Académica e Belenenses não foram além de um empate sem golos, apesar da superioridade clara dos estudantes.

A jornada fica completa esta segunda-feira, quando o Sporting receber em Alvalade o Nacional da Madeira. O pontapé de saída está marcado para as 19:45, num jogo que pode recolocar os leões na órbita milionária.