O FC Porto alcançou a primeira reviravolta esta temporada em Matosinhos frente ao Leixões. A equipa de Jesualdo Ferreira esteve a perder por 1-0 após o golo de Roberto aos 52 minutos mas deu a volta ao resultado com golos de Lisandro e Tarik nos últimos 15 minutos.

O FC Porto apresentou-se no Estádio do Mar com Tarik no onze frente a um Leixões a precisar de pontos na luta pela manutenção. Os primeiros 20 minutos foram marcados por um domínio do FC Porto mas sem resultados práticos. Três foras-de-jogo mal assinalados foram o registo de um primeiro tempo intenso mas sem oportunidades de golo.

Golo de Roberto

A segunda parte iniciou no mesmo ritmo que tinha acabado o primeiro tempo mas o Leixões quebrou a monotonia ao inscrever o primeiro golo. Perda de Lucho junto à linha lateral, Nuno Amaro recupera a bola, passa por Fucile e serve Roberto que, frente a Helton, desvia para o golo.

O golo destabilizou a equipa portista que demorou a recuperar a concentração. O sector recuado da equipa portista passou por alguns calafrios. Jorge Gonçalves esteve perto do segundo mas Helton teve intervenção segura. O Leixões recuou então no terreno à procura de defender a desvantagem e o FC Porto arriscou para recuperar da desvantagem.

Primeira reviravolta

O último quarto de hora foi decisivo nas contas finais. Lisandro marcou aos 77 minutos na sequência de uma bola parada. O argentino falhou o bis instantes depois, mas a turma do professor Jesualdo estava lançada para a vitória. Tarik isolou-se aos 85 minutos e fez o 2-1 num lance em que se encontrava em fora-de-jogo.

Com a reviravolta consumada, os dragões limitaram-se a gerir o resultado até final. O jogo fica marcado por vários erros da equipa de arbitragem. A equipa de arbitragem chefiada por Jorge Sousa errou várias vezes na avaliação do fora-de-jogo. O maior erro esteve no lance que deu o 2-1 ao FC Porto, mas outros lances foram mal ajuizados por Jorge Sousa e seus pares.

Reacções

Jesuado Ferreira realçou, na conferência de imprensa de rescaldo do jogo, a justiça do resultado. O treinador dos dragões considera que a sua equipa “fez uma boa primeira parte e podia ter marcado mais golos”. O professor acredita que “os foras-de-jogo mal assinalados condicionaram” mas a equipa manteve “garra”. Quanto à luta pelo título, Jesualdo vê o FC Porto “a algumas vitórias do tri” e pretende conquistá-lo “o mais rápido possível”.

António Pinto, treinador do Leixões, lamentou “a falta de sorte”. No rescaldo do jogo, o recém-chegado ao comando do Leixões considera que “não mereciam ser derrotados” apesar do Porto “ter entrado mais forte e poder ter marcado”. António Pinto acredita que o Leixões vai manter-se na Bwin Liga mas terá de ter “entrega, dedicação e espírito de solidariedade”.

Esta partida marca a primeira reviravolta dos dragões esta temporada para o campeonato. A equipa de Jesualdo está cada vez mais próxima do tri. Os dragões somam agora 57 pontos e já só se encontram a sete do título. O Leixões ainda está numa situação complicada apesar dos 5 pontos de vantagem sobre a “linha-de-àgua” ocupada pelo Paços de Ferreira.