Terminou no passado sábado o “CALE-se2”, festival nacional de teatro que se realizou pela segunda vez, em Gaia. O grupo Opsis em Metamorphose, de Cabeção, Mora, foi o grande vencedor da noite ao arrecadar quatro troféus, entre eles o de melhor espectáculo.

O conjunto alentejano do distrito de Évora havia apresentado, a 1 de Março, a peça “A verdadeira história de Andrea Belchior”, um drama de Fernando Rebelo. O espectáculo venceu também os prémios de melhor interpretação feminina, melhor luminotecnia e melhor sonoplastia.

Ao todo foram oito os grupos que participaram na segunda edição deste festival, todos eles não-profissionais. Os restantes premiados foram: o Teatro Olimpo (de Ansião), o Acção Teatral de Artimanha (Pinhal Novo) e o Teatro Amador de Loureiro (Oliveira de Azeméis).

“O festival com melhor organização”

O festival foi organizado pelo CET (Cale Estúdio Teatro – Associação Cultural de Actores), em parceria com a Delegação Regional do Norte do Ministério da Cultura, e teve lugar na Associação Recreativa de Canidelo, em Gaia.

No discurso de encerramento, Cândido Xavier, membro da organização, referiu que a equipa do CET é muito pequena e que, talvez por isso, tenha sido possível “organizar este tipo de eventos, com muita entrega e dedicação”.

Uma dedicação que levou Célia Castro, do pelouro da cultura da Câmara Municipal de Gaia, a considerar que este festival “é o que tem melhor organização” de todos os que se realizam no concelho.

Fernando Andrade, presidente da Junta de Freguesia de Canidelo, falou na grande qualidade dos espectáculos que estiveram em concurso, onde “toda a gente ganhou, porque apresentar sete peças com esta qualidade é muito bom, especialmente numa época em que se diz que o teatro está em crise”.

“Aqui aconteceu teatro de qualidade”

Adriano Martins, um dos membros do júri do festival, salientou que, durante os últimos dois meses, “aconteceu teatro de qualidade, e isso é aliciante para um júri”, acrescentando que foi difícil encontrar os vencedores.

O festival realizou-se entre 19 de Janeiro e 15 de Março, com representações sempre aos sábados à noite. Além das companhias premiadas, a Associação Recreativa de Canidelo acolheu grupos oriundos da Guarda, do Entroncamento, de Lisboa e também um grupo gaiense, o Teatro Amador de Pedroso que, no entanto, não conseguiu obter qualquer troféu.