Os motivos que levam uma pessoa a fazer uma tatuagem no corpo podem variar muito. Há mais de 3.500 anos que a tatuagem funciona como símbolo de uma comunidade, liga pessoas com as mesmas características sociais e religiosas. A arte voltou a dar que falar nos últimos dias, com a proposta de lei do PS que visa proibir a tatuagem a menos de 18 anos.

Hoje em dia, a tatuagem é considerada mais uma moda do que uma arte. Para isto contribuíram as figuras públicas que ostentam as suas tattoos nos órgãos de comunicação social. Mas, para Miro, que embeleza os corpos das pessoas com a arte que mais admira há 11 anos, considera que a arte está acima da moda.

As tatuagens podem contar uma história ou passagem de vida de uma pessoa. Através delas é possível conhecer um pouco da personalidade de alguém.

Os jovens entre 20 e 35 anos são os que procuram mais os estúdios de tatuagem, refere Miro. Muitos porque os amigos fizeram e porque acham bonito, outros porque querem marcar algo que se passou na sua vida. Outro dos fenómenos é o body piercing, a que cada vez mais jovens recorrem.

Paulo Luciano disse ao JPN que fez a sua primeira tatuagem depois de pensar muito, mas que uma das coisas que o influenciou foi o facto de a namorada ser adepta desta arte.

Ainda há quem discrimine

Apesar da vulgarização, as pessoas que têm o corpo tatuado ainda sentem na pele a discriminação dos outros, que associam a tatuagem à marginalidade. Miro diz que já sentiu este tipo de discriminação, embora note que as mentalidades estejam mais abertas.

Joaquim Pedro, editor do “Anuário Tattoo & Piercing”, considera que existe uma banalização e que a sociedade já vê a tatuagem de outra forma.

Existem tatuagens de todas as cores, feitios e tamanhos. Os preços podem variar consoante a dimensão e elaboração do desenho. Miro diz que uma tatuagem pode atingir como valor máximo os 1.500 euros.

Cuidados a ter

A tatuagem costuma ter maior procura no verão, que, segundo os tatuadores, é a pior altura para tatuar o corpo (é mais perigoso já que após fazer uma tatuagem é preciso evitar o sol pelo menos durante um mês).

Deve-se ainda evitar coçar a zona tatuada, quando expor a tatuagem ao sol usar protector solar, não arrancar as cascas e não molhar durante a fase de cicatrização, refere Miro. No caso dos piercings também não se deve molhar durante a fase de cicatrização, para evitar inflamações, alergias e rejeições.

No estúdio de tatuagem, as luvas, agulhas, material usado na marquesa, potes de tinta, protecção para o tatuador e para o cliente têm de ser descartável, explica. Tudo isto para evitar a transmissão de doenças, como a hepatite, VIH, tuberculose, bactérias e fungos.