O Hospital de S. João (HSJ), no Porto, apresentou esta terça-feira os resultados de 2007, numa sessão de apresentação do plano estratégico em desenvolvimento daquele hospital onde esteve presente a ministra da Saúde, Ana Jorge.

A apresentação foi feita pelo presidente do Conselho de Administração do hospital, António Ferreira, que definiu o plano como “centrado no doente, no envolvimento dos profissionais e na eficiência”.

Dos resultados apresentados, António Ferreira sublinhou o equilíbrio económico alcançado pelo HSJ em 2007, que equiparou os proveitos (308,16 milhões de euros) aos custos (308,09 M€). O aumento em 108% das cirurgias em ambulatórios e a subida em 19% das consultas médicas em 2007 são outros dados realçados pelo presidente, que referiu que o número de consultas “ultrapassou largamente as 600 mil”.

“Grande evolução na colheita e transplantação de órgãos”

Em 2007, o HSJ foi o maior centro de colheita de pulmões da Península Ibérica. “Graças a um protocolo com o Hospital da Corunha, o HSJ conseguiu resolver todos os casos da lista de espera para transplante pulmonar”, referiu António Ferreira.

Também a colheita e os transplantes de rins registaram um crescimento significativo, tendo-se registado um aumento de 108% na colheita e 95% na transplantação renal em 2007, em comparação com os dois últimos anos.

Na sua intervenção, a ministra da Saúde salientou esta “grande evolução na colheita e transplantação de órgãos”, “um tratamento complexo que permite melhorar muito a vida dos utentes e dos doentes envolvidos”.

Dos dados apresentados, a ministra salientou, entre outros, a cirurgia da doença de Parkinson (o S. João é “a unidade hospitalar que mais doentes consegue tratar”, destacou Ana Jorge) e o tratamento trombolítico do AVC, relativamente ao qual a unidade hospitalar realizou, em 2007, 40% do total dos tratamentos feitos a nível nacional. Ana Jorge fez ainda referência à “melhoria na incidência da infecção hospitalar”.