Portugal venceu pela 12ª vez a Taça Latina de Hóquei em Patins, em Coimbra. Na última jornada da prova, bastava o empate à formação de Luís Sénica para garantir a vitória no torneio, mas os portugueses venceram os vizinhos e eternos rivais espanhóis por concludentes 3-0.

Diogo Rafael marcou na primeira parte, fazendo o 1-0, resultado que se manteve até ao intervalo. A Espanha tentou por várias vezes chegar ao empate, mas encontrou um grande obstáculo na baliza portuguesa: André Girão. O guarda-redes do Gulpilhares foi uma das “estrelas” do jogo e também um dos jogadores em destaque da prova.

Numa partida com diversas oportunidades de golo, o equilíbrio foi nota dominante, mas nos últimos três minutos do encontro, Gonçalo Pestana assinou dois tentos que possibilitaram uma vitória tranquila à formação lusa e o primeiro lugar na Taça Latina, com 9 pontos, resultante de três vitórias em três jogos. A Espanha contentou-se com o segundo posto.

Em ano de estreia como seleccionador da equipa sub-23, Luís Sénica assinalou que esta foi uma “vitória da segurança e da confiança”. O treinador português mostrou-se confiante quanto ao futuro dos seus jogadores, dizendo que a maior parte deles vai passar à selecção principal “com naturalidade”.

Em declarações à RTP no final do jogo, Luís Sénica afirmou que “aquilo que o hóquei português mais precisa, neste momento, é de tranquilidade”.

No Pavilhão Multidesportos de Coimbra – local onde se realizou toda a prova -, na partida anterior deste domingo, a Itália venceu a França por 6-2, garantindo o terceiro lugar da 25ª edição da Taça Latina. A França ficou no último posto, não tendo averbado qualquer ponto nas três partidas disputadas.