Apesar de terem sido inicialmente anunciadas quatro concorrentes para a construção e exploração da barragem do Tua (EDP, Galp Energia e as espanholas Endesa e Gas Natural), só a EDP entregou uma proposta ao Ministério do Ambiente dentro do prazo estabelecido, que terminou esta segunda-feira.

O concurso para a barragem da Foz do Tua foi lançado em Janeiro e o resultado deverá ser anunciado no final deste mês. Até ao final de Abril vão ser anunciadas as condições para os concursos das restantes nova barragens que integram o Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico (PNBPH, em PDF), aprovado pelo Governo em Dezembro.

O PNBPH prevê a construção de dez novas barragens: Foz do Tua (no rio Tua), Pinhosão (no rio Vouga), Padroselos, Vidago, Daivões, Fridão e Gouvães (no rio Tâmega), Girabolhos (no Mondego), Alvito (no rio Ocreza) e Almourol (no Tejo).

O concurso para a barragem do Tua difere dos restantes pela particularidade de, caso houvesse mais candidatos, a EDP teria direito de preferência por ter sido a primeira entidade a mostrar interesse no empreendimento. Tal não será necessário, já que apenas a EDP apresentou uma proposta para a construção e exploração da barragem.

Outras empresas pediram o mesmo direito de preferência para outros concursos, mas o Instituto Nacional da Água não o possibilitará, pois este direito de preferência só se aplica à primeira barragem.

Prevê-se que o investimento total nas dez barragens ultrapasse os quatro mil milhões de euros.