Pelas proporções atingidas, a crise de dengue que afecta o Brasil actualmente é já considerada epidémica. Desde o início do ano foram diagnosticados cerca de 32 mil casos de dengue no estado do Rio de Janeiro, o epicentro da epidemia. Desses, 24 mil casos registaram-se na capital estatal, a cidade do Rio de Janeiro.

Até ao momento já foram notificadas cerca de 100 mortes supeitas de terem sido provocadas pela doença, metade das quais estão confirmadas. O número excede o total de mortes ocorridas, no mesmo Estado, em 2007, que foi de 31.

Na última semana foi registada uma média diária de 1.100 novos casos no estado do Rio de Janeiro e as autoridades não prevêem melhorias até ao final de Abril. Para tentar responder à crise, as forças armadas estão a instalar hospitais de campanha, de modo a que possam atender pacientes infectados e prestar serviços de informação preventiva. A prefeitura da cidade reforçou o atendimento médico nas urgências dos hospitais estaduais e colocou nas ruas cerca de mil bombeiros para combater os focos de dengue.

Sem perigo para Portugal

Em declarações ao JPN, o director-geral de saúde Francisco George esclareceu que relativamente a Portugal “não há risco para a saúde pública pois a doença não de transmite de pessoa para pessoa”. Acrescentou que não há o perigo de se formarem focos epidémicos pois os mosquitos e, consequentemente, a doença, não existem no continente europeu.

Contudo, Francisco George informou que a Direcção-Geral de Saúde está a preparar-se para tratar possíveis casos da doença “importados por viajantes que regressem da área afectada “. “Foi elaborada uma circular para os médicos com os critérios e procedimentos de diagnóstico da doença, que deverá ser comprovada por demostração laboratorial”, explica.

O vírus

O vírus do dengue transmite-se pela picada do mosquito Aedes aegypti, que existe sobretudo na América do Sul. A acção do mosquito limita-se à área onde nasceu, razão pela qual a doença não se propaga em longas distâncias, mas em pontos localizados. Um mosquito transmissor de dengue pode contaminar cerca de 300 pessoas durante o seu período de existência, que é, em média, de 45 dias.

Os sintomas são semelhantes aos de uma gripe, mas a doença pode ser mortal, sobretudo na vertente hemorrágica, a mais perigosa dos quatro tipos de vírus. Os sintomas não se manifestam de imediato, já que o período de incubação varia entre três dias e duas semanas.

Para evitar a propagação dos mosquitos, a principal precaução é não deixar água parada em recipientes, locais onde o insecto larga os seus ovos. Quanto à prevenção individual, aconselha-se o uso de repelentes próprios.